quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MEU PROJETO FRAÇÕES



“PLANTÃO DIÁRIO DE MATEMÁTICA”
CÁLCULO COM FRAÇÕES





ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEVERINO DE QUEIROZ
PROFESSORA RESPONSÁVEL: SUELI ALVES
ALUNOS ENVOLVIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA ESCOLA
AULAS MINISTRADAS NO CONTRATURNO
 TEMPO DE DURAÇÃO: 2º BIMESTRE DE 2015




MAIO DE 2015



PROJETO DE APRENDIZAGEM
“PLANTÃO DIÁRIO DE MATEMÁTICA”
PROFESSORA:  Sueli Alves
1.         DISCIPLINA E TURMAS ENVOLVIDAS:
Matemática do Ensino Fundamental e Médio
2.         TEMA CENTRAL:
Ideia de fração, fração equivalente, operações com fração, problemas envolvendo frações.
3.         TEMAS DE APOIO:
Operações com números naturais, MMC (mínimo múltiplo comum).
4.         JUSTIFICATIVA:
Devido ao baixo índice de aproveitamento a respeito desse conteúdo, os alunos começaram odiar Matemática, por não dominar esse assunto.
A fração está presente em nosso dia a dia e podemos dar vários exemplos de sua utilização.
5.         OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver conteúdo de fração de forma contextualizada, mostrando-lhes a relação teoria/prática e relacionar frações como parte do inteiro.
Desenvolver habilidades com frações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Instigar a curiosidade dos alunos sobre um assunto ainda desconhecido e investigar as suas noções sobre as frações através do diálogo;
- Dar conta da importância do conteúdo “frações” para além da escola;
- Comparar várias frações com o mesmo inteiro;
- Resolver problemas envolvendo frações;
- Resolver as operações com fração independente do denominador.










6.           RESUMO DO PROJETO
Esse projeto será desenvolvido nas dependências da E. E. Prof.º Severino de Queiroz, onde o público alvo será seus alunos de nível Fundamental e Médio, que possuem dificuldades em resolver exercícios que envolvam frações em seu desenvolvimento.
            Em sua maioria, os alunos que advém de outras escolas, não possuem conhecimento suficiente para acompanhar nosso ritmo de estudos, por essa razão, serão oferecidas aulas de acompanhamento escolar no contra turno, com o objetivo de recuperar nossos alunos. Estaremos enfatizando tabuada, divisibilidade, números primos, decomposição em fatores primos, M. M. C., frações, próprias, impróprias e aparentes, operações com frações, frações e porcentagem, etc.
            As aulas serão lúdicas, através de jogos de cartas, dominó, dados entre outros, para alcançar os objetivos propostos de conhecimento matemático, além de exercícios impressos disponibilizado pela escola, onde os alunos irão desenvolver as atividades para praticar o conteúdo explicado.
            Essas aulas serão ministradas pela professora Sueli Alves, na sala de monitoria da escola. Serão no máximo 10 (dez) alunos por horário, uma vez por semana. Cada dia da semana será atendido um grupo de alunos, cinco grupos no total.
            Os horários serão das 07h30min às 09h30min no período matutino e das 13h00min às 15h no período vespertino, de segunda a sexta feira.
            Esperamos que os alunos participantes consigam, depois de participar do projeto ou no decorrer dele, desenvolver exercícios que envolvam frações com facilidade e confiança.
            Será exigido do aluno participante desse projeto, saber a tabuada, caso contrário não será possível participar, visto que, a tabuada é imprescindível para desenvolver qualquer atividade matemática.  













7.    CONCLUSÃO
            Devido à necessidade e importância do ensino das frações no ensino fundamental, este trabalho através de um estudo bibliográfico sobre o ensino das frações, buscou abordar uma proposta metodológica de ensino que possibilite um aprendizado mais satisfatório, onde as dificuldades em compreender as frações sejam amenizadas.
            O estudo das frações é de grande importância, pois é um dos conteúdos essenciais no processo de aprendizagem do ensino fundamental. Pode-se dizer que isso ocorre devido ao fato das frações estarem ligadas ao dia a dia das pessoas, ao se fazer a mais simples das receitas culinárias, encontra-se medidas em forma de fração, não se esquecendo das operações com frações que também são importantes neste simples ato, pois ao dobrar uma receita ou ao fazer metade da medida se vê a aplicação desse conteúdo.




















8.     BIBLIOGRAFIA:

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