“PLANTÃO
DIÁRIO DE MATEMÁTICA”
CÁLCULO
COM FRAÇÕES
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEVERINO DE QUEIROZ
PROFESSORA RESPONSÁVEL: SUELI ALVES
ALUNOS ENVOLVIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA
ESCOLA
AULAS MINISTRADAS NO CONTRATURNO
TEMPO DE
DURAÇÃO: 2º BIMESTRE DE 2015
MAIO DE 2015
PROJETO DE APRENDIZAGEM
“PLANTÃO DIÁRIO DE MATEMÁTICA”
PROFESSORA: Sueli
Alves
1. DISCIPLINA E
TURMAS ENVOLVIDAS:
Matemática do Ensino Fundamental e Médio
2. TEMA CENTRAL:
Ideia de fração, fração equivalente, operações com fração,
problemas envolvendo frações.
3. TEMAS DE
APOIO:
Operações com números naturais, MMC (mínimo múltiplo comum).
4. JUSTIFICATIVA:
Devido ao baixo índice de aproveitamento a respeito desse
conteúdo, os alunos começaram odiar Matemática, por não dominar esse assunto.
A fração está presente em nosso dia a dia e podemos dar
vários exemplos de sua utilização.
5. OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver conteúdo de fração de forma
contextualizada, mostrando-lhes a relação teoria/prática e relacionar frações
como parte do inteiro.
Desenvolver habilidades com frações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Instigar a curiosidade dos alunos sobre um assunto ainda
desconhecido e investigar as suas noções sobre as frações através do diálogo;
- Dar conta da importância do conteúdo “frações” para além da
escola;
- Comparar várias frações com o mesmo inteiro;
- Resolver problemas envolvendo frações;
- Resolver as operações com fração independente do
denominador.
6. RESUMO DO
PROJETO
Esse projeto será desenvolvido nas
dependências da E. E. Prof.º Severino de Queiroz, onde o público alvo será seus
alunos de nível Fundamental e Médio, que possuem dificuldades em resolver
exercícios que envolvam frações em seu desenvolvimento.
Em sua
maioria, os alunos que advém de outras escolas, não possuem conhecimento
suficiente para acompanhar nosso ritmo de estudos, por essa razão, serão oferecidas
aulas de acompanhamento escolar no contra turno, com o objetivo de recuperar
nossos alunos. Estaremos enfatizando tabuada, divisibilidade, números primos,
decomposição em fatores primos, M. M. C., frações, próprias, impróprias e
aparentes, operações com frações, frações e porcentagem, etc.
As aulas
serão lúdicas, através de jogos de cartas, dominó, dados entre outros, para
alcançar os objetivos propostos de conhecimento matemático, além de exercícios
impressos disponibilizado pela escola, onde os alunos irão desenvolver as
atividades para praticar o conteúdo explicado.
Essas aulas
serão ministradas pela professora Sueli Alves, na sala de monitoria da escola.
Serão no máximo 10 (dez) alunos por horário, uma vez por semana. Cada dia da
semana será atendido um grupo de alunos, cinco grupos no total.
Os horários
serão das 07h30min às 09h30min no período matutino e das 13h00min às 15h no
período vespertino, de segunda a sexta feira.
Esperamos
que os alunos participantes consigam, depois de participar do projeto ou no
decorrer dele, desenvolver exercícios que envolvam frações com facilidade e confiança.
Será exigido
do aluno participante desse projeto, saber a tabuada, caso contrário não será
possível participar, visto que, a tabuada é imprescindível para desenvolver
qualquer atividade matemática.
7. CONCLUSÃO
Devido à
necessidade e importância do ensino das frações no ensino fundamental, este
trabalho através de um estudo bibliográfico sobre o ensino das frações, buscou
abordar uma proposta metodológica de ensino que possibilite um aprendizado mais
satisfatório, onde as dificuldades em compreender as frações sejam amenizadas.
O estudo das
frações é de grande importância, pois é um dos conteúdos essenciais no processo
de aprendizagem do ensino fundamental. Pode-se dizer que isso ocorre devido ao
fato das frações estarem ligadas ao dia a dia das pessoas, ao se fazer a mais
simples das receitas culinárias, encontra-se medidas em forma de fração, não se
esquecendo das operações com frações que também são importantes neste simples
ato, pois ao dobrar uma receita ou ao fazer metade da medida se vê a aplicação
desse conteúdo.
8. BIBLIOGRAFIA:
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